#rioutópico [em construção], 2017
Instalação
Cerca de 1.000 fotografias, mapas e textos montados sobre mdf e vinil
dimensões variadas
Em dezembro de 2017 a exposição foi inaugurada com pouco menos de 350
fotos, tiradas por um grupo de jovens fotógrafos da periferia do Rio de Janeiro
e alguns colaboradores que conheceram o projeto # rioutópico [em construção] e
nos contactaram através de mensagens no Facebook, Instagram e Whatsapp. Após a
abertura, outro grupo de cinco fotógrafos, de diferentes partes da cidade,
visitou comunidades, distritos e lugares com "nomes utópicos"; Sua
tarefa era conhecer e fotografar pessoas desses lugares durante um período de
três meses. As imagens feitas por esses jovens fotógrafos e outros, que
chegaram até nós pelas mídias sociais, foram impressas, montadas e instaladas
nas paredes da sala de exposição em três etapas. No dia 3 de abril, a exposição
contou com 1009 fotos, além de 38 vistas aéreas da cidade e 50 placas com
textos s sobre os 50 locais escolhidos com nomes especiais. Poucos lugares
permaneceram não fotografados no final da exposição. O resultado foi a
transformação das paredes da sala de exposições em um enorme mapa fotográfico /
humano / afetivo do Rio de Janeiro. Um mapa da cidade, desenhado no chão da
galeria "escalando" a porta de vidro, levou os espectadores a
visualizar a escala da cidade e reconhecer as diferenças entre o conhecido
"Rio Icônico" e o resto, quase invisível e às vezes esquecido Rio de
Janeiro.
#rioutópico [on going], 2017
Installation
About 1,000 photographs, maps and texts mounted on mdf and vinyl
variable dimensions
In December 2017 the exhibition was opened with a little less than 350 photos,
taken by a group of Young photographers from Rio's periphery and few other contributors
who knew the project #rioutópico [under construction] and contacted us through
Facebook, Instagram and Whatsapp messages. After the opening, another group of
five photographers, also from different parts of the city, went on visiting communities,
districts, favelas and places with ‘utopian names'; their task was to meet and
photograph people from these places during a period of three months. The images
done by these young photographers and others, which came to us by social media,
were printed, mounted and installed on the walls of the exhibition room in
three stages. On the 3rd of April, the exhibition counted 1009 photos, besides
38 aerial views of the city and 50 plates with short texts about the 50 chosen
places with special names. Few places remained not photographed at the end of
the show. The result of all this was the transformation of the exhibition room
walls into a huge photographic/human/affective map of Rio de Janeiro. A map of
the city, drawn on the gallery floor and "climbing" the glass door, helped the
viewers to visualize the scale of the city and to recognize the diferences between
the well known