Menos-valia [leilão], 2010
Várias são as razões que levam os objetos ao
abandono: o excesso de uso e desgaste, a obsolescência natural ou programada,
um desaparecimento involuntário ou a simples perda de interesse do proprietário
em possuí-lo. Entretanto, o que os leva de volta ao mercado, através das feiras
de artigos de segunda mão, é a certeza de que algum valor, mesmo que
improvável, possa lhes ser atribuído, sempre.
O projeto Menos-valia [leilão] foi constituído
por um conjunto de 73 desses objetos pertencentes ao universo fotográfico,
encontrados e adquiridos em diversas feiras, e sua "denominação de origem" -
inscrita, fisicamente, em cada um deles - é tão importante quanto sua própria
natureza.
Por meio de um longo processo de seleção,
recomposição e recondicionamento, transformação, recontextualização e
exposição, essas peças passaram por sucessivas agregações de valor material e
simbólico até seu destino final: um leilão dentro de um espaço institucionalizado
da arte.
O conjunto foi exposto na 29a. Bienal de São
Paulo e leiloado, objeto por objeto, pelo leiloeiro oficial Aloisio Cravo, no
dia 9 de dezembro de 2010, no próprio pavilhão da Bienal. Cada comprador
recebeu o certificado de propriedade de uma parte do projeto Menos-valia
[leilão] e, dessa maneira, a incluiu em sua coleção de arte.
No campo das ideias, este projeto deve ser
compreendido, também, como exemplo de "recuperacionismo ativo de transformação"
- devidamente ancorado na Ruinologia -, prática já bastante consolidada nos
territórios da ética e da estética contemporânea.
clique para download do vídeo do leilão
Menos-valia [auction]
Objects are abandoned
for several reasons: excess wear and tear, a natural or planned obsolescence,
involuntary disappearance, or simple loss of interest. However, what brings
them back into circulation, in the market for used goods, is the certainty that
some value, even if it seems unlikely, can always be attributed to them.
The project Menos-valia
[leilão] (Minus-Value [Auction]) comprised a collection of 73 objects, all
belonging to the universe of photography, found and purchased in various flea
markets, whose "designation of origin" - inscribed on each of them - is as
important as their nature.
Through a long process
of selection, recomposition and reconditioning, transformation,
recontextualization and exhibition, these objects underwent successive
aggregations of material and symbolic value along the way to their final
destination: an auction held in an institutionalized art space.
The collection was
exhibited at the 29th São Paulo Biennial and
auctioned, object by object, by Aloisio Cravo, official auctioneer, on December
9, 2010, in the Biennial pavilion itself. Each buyer received a certificate of
part owner- ship in the Minus-Value [Auction] project and, in this manner,
included it in their art collection.
In the field of ideas, this project should be
understood, also, as an example of "active recuperation transformation" -
properly anchored in Ruinology - a practice already well-established in the
areas of ethics and contemporary aesthetics.